sábado, 28 de agosto de 2010

Documento para a aprendizagem no século XXI. Um manifesto para a mudança

 

Fernando Santamaria publicou o post "Documento para el aprendizaje en el siglo XXI. Un manifiesto para el cambio". Com a sua devida autorização, cometo a minha tradução para o português:

Deixo aqui um manifesto que circulou pela rede nesses dias. Alguns dos temas já são muito conhecidos e discutidos há anos, porém já sabemos que uma coisa é a pedagogia e a teoria, outra são as práticas docentes e institucionais em algo que requer uma cultura para a mudança.  Stephen Downes e John Connell fizeram referência ao manifesto que partiu da Science Gallery.
1. Cultivar a criatividade:  colocar mais ênfase nas habilidades que ajudarão os jovens a progredir e prosperar no século XXI, tais como o pensamento crítico, resolução de problemas, aprendizagem colaborativa, adaptabilidade, iniciativa, capacidade de encontrar e analisar informação, curiosidade e imaginação.
2. Promover a aprendizagem flexível: organizar a aprendizagem em torno de projetos e estudos de curto prazo. Envolver-se no trabalho baseado em um projeto do mundo real baseado na investigação relevante e rigorosa.
3. Confiar nos alunos: promover a aprendizagem baseada no grupo e permitir que os estudantes ensinem uns aos outros. Oferecer mais alternativas sobre como  demonstrar o conhecimento e as competências, provas de aptidão, habilidade assim como memória e incluir os créditos obtidos através das atividades extra-curriculares.
4. Acabar com as avaliações finais, tudo de uma só vez: Introduzir um sistema de avaliação contínua e flexível que permita avaliar o trabalho á medida em que ele vai sendo realizado. Promover a auto-avaliação, a avaliação pelos pares e a avaliação baseada em portfólios.
5. Adotar a diversidade: Vivemos em uma sociedade diversa e multicultural. Nossas escolas deveriam refletir este fato em um currículo que leve em conta os conhecimentos prévios, as diversas opiniões e habilidades.
6. Promover o respeito mútuo: desenvolver uma cultura de respeito mútuo e a aprendizagem entre o professor e o aluno. Não uma situação de um contra trinta.
7. Investir e construir espaços de aprendizagem: adotar todo o potencial dos meios de comunicação social, tecnologias dos jogos, ambientes virtuais de aprendizagem e outras plataformas de aprendizagem alternativas.
8. Repensar o papel dos professores: permitir que os professores atuem como guias no lugar de juízes dos resultados fazendo com que seja mais fácil variar suas abordagens de acordo com as circunstâncias, com o tema e as preferências dos aprendizes.
9. Experimentar o futuro: a tecnologia e a cultura estão mudando rapidamente. Precisamos desenvolver um currículo que permita que professores e escolas respondam rapidamente ao novo conhecimento, à cultura viva e a tecnologias emergentes.
10. Classes Globais: vivemos em uma sociedade globalizada. Nosso ambiente de aprendizagem deveria refletir isso, para navegar no mundo do século XXI precisamos ser cultos em uma sociedade multicultural, saturada de maios de comunicação e altamente tecnologizada. Podemos fazer isso através de projetos colaborativos significativos com estudantes de qualquer parte do mundo.

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