Sugestões de Leituras


A evolução do pensamento pedagógico
Quadro que situa historicamente, os educadores representantes do pensamento pedagógico na idade antiga, média, moderna e contemporânea.
http://revistaescola.abril.com.br/pensadores/Arvore.html

Grandes Mestres
Examina o pensamento e a obra de educadores cujas idéias exerceram influência na educação. Dentre eles: Rousseau, Herbart, Pestalozzi, Dewey, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire.
http://www.centrorefeducacional.com.br/mestres.html

História das idéias pedagógicas
Comentário sobre o livro de Moacir Gadotti que resgata as fontes inspiradoras do pensamento pedagógico no oriente e no ocidente.
http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=456

Desafios para a era do conhecimento
Texto de Moacir Gadotti que traz elementos para um debate sobre as perspectivas atuais da educação. Faz um balanço sobre práticas e teorias educacionais que atravessaram os tempos, que marcaram o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro.
http://www.estadao.com.br/ext/educacao/desafio.htm

Os novos pensadores da educação
Apresenta um pouco do trabalho intelectual proposto por pesquisadores que vêm se dedicando a buscar caminhos para adaptar a realidade escolar aos novos tempos. Entre eles: Morin, Coll, Nóvoa, Hernandez, Toro, Perrenoud.
http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa.htm

Anísio Teixeira
Páginas que trazem depoimentos, artigos, biblioteca virtual, biografia e principais idéias do educador que d eixou profundas marcas em nossa educação, a partir da década de 30 e foi um dos principais articuladores da Escola Nova.
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/

http://revistaescola.abril.com.br/
edicoes/0178/aberto/pensadores.shtml


http://novaescola.abril.com.br/ed/
114_ago98/html/historiaeducacao.htm


Alexander Neill
Principais idéias do educador escocês fundador da Summerhill School, na Inglaterra, que defendia o fim da hierarquia e da rigidez como forma de educar indivíduos livres e criativos.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=104&Pagina=4#materia


Antonio Nóvoa
Entrevistas com um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o português Antonio Nóvoa.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012

http://novaescola.abril.com.br/ed/
142_mai01/html/fala_mestre.htm 


Antonio Zabala
Entrevista com o educador espanhol que apresenta e defende algumas idéias sobre avaliação.
http://novaescola.abril.uol.com.br/
ed/138_dez00/html/zabala.doc


Bernard Charlot
Entrevista com o professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris que dedica-se ao estudo das relações dos alunos das classes populares com o saber escolar.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006

Bernardo Toro
Entrevista com o filósofo e educador colombiano que fala sobre os caminhos para a escola ensinar o convívio democrático, cuja base é a tolerância e dá sugestões práticas de como atingir esse objetivo na sala de aula.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
149_fev02/html/fala_mestre.htm


Celestin Freinet
Apresenta marcos da trajetória do pedagogo francês defensor de uma escola ativa e cooperativa.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=11&Pagina=1#materia


César Coll
Apresenta a palestra proferida em videoconferência para a Rede do Saber. Faz algumas considerações sobre as relações entre Comunidades de Aprendizagem e educação escolar e até que ponto elas poderão conter elementos que ajudem a melhorar e transformar o sistema escolar atual.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011

http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_coll.htm


Charles Hadji
Entrevista com o educador francês que aborda questões referentes à avaliação formativa.
http://novaescola.abril.uol.com.br/
ed/138_dez00/html/hadji.doc


Edgard Morin
Traz informações sobre as idéias do estudioso francês pai da teoria da complexidade que defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo instalado em nossa sociedade e valoriza o complexo.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_morin.htm


Emília Ferreiro
O texto aborda as contribuições das pesquisadoras Ferreiro e Teberosky com relação à alfabetização e também esclarece noções e termos usados dentro do referencial construtivista. A entrevista traz a preocupação com a aplicação em sala de aula d a proposta construtivista de alfabetização.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=001

http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=13&Pagina=1#materia


Fernando Azevedo
Biografia e informações sobre o educador, ensaísta e sociólogo brasileiro Fernando Azevedo, principal introdutor das concepções do sociólogo francês Émile Durkheim no Brasil. Ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional.
http://www.crefal.edu.mx/biblioteca_digital/enlaces/
educadores_latinoamericanos/brasil/fernando_azevedo.htm


Fernando Hernández
Apresenta resumidamente, a principal proposta do educador espanhol baseada nas idéias de John Dewey, ou seja a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm


Henri Wallon
Texto de Izabel Galvão que aponta as contribuições da obra de Wallon ao pensamento pedagógico, oferecendo subsídios para os educadores compreenderem e refletirem sobre sua relação com seus alunos e a organização do trabalho em sala de aula.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009

Howard Gardner
O texto apresenta as principais idéias do psicólogo e pesquisador americano defensor da teoria das inteligências múltiplas.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=15&Pagina=1#materia


Jean Jacques Rousseau
Idéias de Rousseau, defensor de uma educação naturalista, que influenciaram diferentes correntes pedagógicas, principalmente as tendências não diretivas, no século XX.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=26&Pagina=1#materia


Jean Piaget
No 1º link, texto de Lino de Macedo, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar. Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia. No 2º link, o texto discorre sobre a não existência de conhecimentos resultantes de um registo simples de observações, sem uma estruturação devida às atividades do sujeito.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/
opombo/traducoes/piaget.htm


João Pestalozzi
Apresenta a contribuição do educador suíço para o pensamento pedagógico no que se refere aos princípios educacionais e o desenvolvimento da educação pública.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=28&Pagina=1#materia


Johann Herbart
Traz as principais idéias do pensador alemão que defendeu uma ação pedagógica orientada por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=29&Pagina=1#materia


John Dewey
Traz informações sobre um dos mais influentes pensadores na área da educação contemporânea que inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar o pragmatismo e a democracia como importantes ingredientes da educação. Posicionou-se a favor do conceito de Escola Ativa na qual o aluno deve ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa.
http://www.planetaeducacao.com.br/
new/colunas2.asp?id=447


http://novaescola.abril.com.br/ed/
159_fev03/html/pensadores.htm


Lourenço Filho
Apresenta um dos educadores responsáveis pela revolução modernizadora ocorrida na educação brasileira a partir do final do século 20. Idealizador do movimento da Escola Nova, ao lado de Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Teve intensa atividade teórica e administrativa, sempre ligado à democratização e à profissionalização do ensino.
http://novaescola.abril.com.br/ed/
167_nov03/html/pensadores.htm


Maria Montessori
Informações sobre a visão pedagógica da médica e educadora italiana e também, sobre o Material Dourado que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm

http://novaescola.abril.com.br/ed/
164_ago03/html/pensadores.htm


Ovide Decroly
Apresenta o pensamento pedagógico do educador cuja obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil, no caráter global da atividade da criança, na função de globalização do ensino e na metodologia baseada no interesse na auto-avaliação.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=30&Pagina=1#materia


Paulo Freire
Traz uma série de informações sobre a vida e a obra do educador brasileiro que marcou a história da educação pela sua visão de mundo e pelos seus ensinamentos. Pôs em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a libertação.
http://www.paulofreire.org/Paulo_Freire/pf_.htm

http://novaescola.abril.com.br/especiais/
paulo_freire/paulo_freire.htm


Philippe Perrenoud
Entrevista com o sociólogo suíço e especialista em práticas pedagógicas, autor do livro Dez Novas Competências para ensinar.
http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/
135_set00/html/perre_portugues.DOC


Pierre Levy
O filósofo francês, um dos maiores estudiosos da concepção de sistemas de informação inteligentes, apresenta suas idéias sobre a importância da Internet, a evolução do homem, inteligência coletiva e estágios da comunicação.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001

http://www.novae.inf.br/nomes/pierrelevy.htm

http://www.escolanet.com.br/levy/links.html

Rudolf Steiner
Informações sobre o filósofo austríaco criador da Pedagogia Waldorf que parte de uma concepção holística do homem, orientadada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo, fundamentados na Antroposofia.
http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?
RegSel=31&Pagina=1#materia


Vygotsky
O Texto apresenta importantes argumentos da teoria de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo conceitos que ajudam a refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=003

Yves de La Taille
Em entrevista, o psicólogo especializado em desenvolvimento moral, fala sobre como, apesar da crise por que passam, sobretudo na família e na escola, a moral e a ética continuam a ser pontos fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças.
http://www.educacional.com.br/
entrevistas/entrevista0091.asp
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005


  Livros
Biblioteca do CRE Mario Covas dispõe de grande quantidade de títulos, com autores variados, que abordam temas referentes aos pensamentos, idéias, concepções e práticas de vários estudiosos da educação. Escolhemos, para esta página, uma pequena amostra da riqueza desse acervo que se encontra à disposição dos interessados, para consulta e empréstimo.


Alexander Sutherland Neill
Título: Liberdade sem medo
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1998

Título: 
Liberdade sem excesso
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1987

Título: Minha luta pela liberdade no ensino: autobiografia e idéias fundamentais sobre educação do autor de “Liberdade sem medo”
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1975

Anísio TeixeiraTítulo: Educação e o mundo moderno
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1969

Título: 
Educação não é privilégio
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1968

Título: Educação no Brasil
Autor: TEIXEIRA, Anísio
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1976


Antonio NóvoaTítulo: Avaliações em educação: novas perspectivas
Autor: NÓVOA, Antonio
Local: Porto
Editora: Porto
Data: 1993

Título: As organizações escolares em análise
Autor: NÓVOA, Antonio
Local: Lisboa
Editora: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional
Data: 1995

Título: 
Teleconferência 4: PEC formação universitária; trabalho docente: a
formação do professor face às demandas da atualidade (vídeo)
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2001


Antonio ZabalaTítulo: A prática educativa: como ensinar
Autor: ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-426-4

Título: 
Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula
Autor: ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1999

Título: 
Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar
Autor: ZABALA, Antonio
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-7307-808-1


Bernard Charlot 
Título: Da relação com o saber: elementos para uma teoria
Autor: CHARLOT, Bernard
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2000
ISBN: 85-7307-631-3 

Título: Os jovens e o saber: perspectivas mundiais
Autor: CHARLOT, Bernard
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
ISBN: 85-7307-881-2

Título: A idéia de infância na pedagogia contemporânea
Autor: KRAMER, Sônia; HORTA, José Silvério Baia
Fonte: Em Aberto - v. 1, n. 4, p. 26-35
Local: Brasília
Data: mar. 1982
Resumo: Apresenta as idéias principais desenvolvidas por Bernard Charlot em torno da concepção de infância na pensamento comum, na pedagogia tradicional e na pedagogia nova. Aponta as conseqüências práticas, questionando a utilização destas concepções para a elaboração de métodos pedagógicos.


Bernardo Toro
Título: 
O Banco Mundial apenas empresta dinheiro: os governos é que erram ao empregá-lo - entrevista com Bernardo Toro
Autor : SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão
Fonte : Presença Pedagógica - v.7, n. 39, p. 5-27
Local: Belo Horizonte
Data: maio/jun. 2001
Resumo : Consultor colombiano, com formação na área da Educação, traz uma perspectiva de análise da Educação na América Latina. Não apenas de como e por quê ocorrem os financiamentos, mas especialmente da importância de se levar em conta o bem-estar da população envolvida diretamente nos espaços educativos existentes.

Título: A educação existe porque o saber é um produto
Autor: TORO, Bernardo
Fonte: Acesso: Revista de Educação e Informática - n.15, p. 15-22
Local: São Paulo
Data: dez. 2001
Resumo: Trata do sistema formal de educação como sistema de reprodução do conhecimento; como pode transferir conhecimentos acumulados durante muito tempo, para grande quantidade de crianças. Discute, também o projeto democrático como projeto educativo.


Celestin FreinetTítulo: O método natural
Autor: FREINET, Celestin
Local: Lisboa
Editora: Estampa
Data: 1977

Título: Modernizar a escola
Autor: FREINET, Celestin
Local: Lisboa
Editora: Dinalivro
Data: 1977 

Título: 
Para uma escola do povo; guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular
Autor: FREINET, Celestin
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data : 1996
ISBN: 85-336-0448-3


César Salvador CollTítulo: Aprendizagem escolar e construção do conhecimento
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-7307-347-0

Título: Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1995

Título: Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional
Autor: COLL, César Salvador
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-378-0 


Charles HadjiTítulo: A avaliação, regras do jogo; das intenções aos instrumentos.
Autor: HADJI, Charles
Local: Porto
Editora: Porto
Data: 1994

Título: 
Pensar e agir a educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência
Autor: HADJI, Charles
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2001
ISBN: 85-7307-773-5

Título: A formação permanente de professores: uma necessidade da era da profissionalização
Autor: HADJI, Charles
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.4, n.17, p. 13-16
Local: Porto Alegre
Data: maio/ jul. 2001 


Edgar MorinTítulo: A religação dos saberes: o desafio do século XXI
Autor : MORIN, Edgar
Local: Rio de Janeiro
Editora: Bertrand Brasil
Data: 2001
ISBN: 85-286-0841-7

Título: 
Edgar Morin: ética, cultura e educação
Autor: PENA-VEGA, Alfredo (Org.); ALMEIDA, Cleide R. S. (Org.); PETRAGLIA, Izabel (Org.)
Local: São Paulo
Editora: Cortez
Data: 2003
ISBN: 85-249-0828-9

Título: Os sete saberes necessários à educação do futuro
Autor : MORIN, Edgar
Local: São Paulo, Brasília
Editora: Cortez, Unesco
Data: 2003
ISBN: 85-249-0741-X

Título: Roda Viva: Edgar Morin (vídeo)
Diretor: Marco Antonio Coelho Filho
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2000


Emília FerreiroTítulo: Reflexões sobre alfabetização
Autor: FERREIRO, Emília
Local: São Paulo
Editora: Cortez, Autores Associados
Data: 1986

Título: Psicogênese da língua escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1987

Título: Teleconferência latino-americana sobre alfabetização, 1 (vídeo)
Local: Brasil
Produtora: EMBRATEL
Data: 1989
Resumo: Documenta palestras sobre a Primeira Teleconferência Latino-americana sobre Alfabetização realizada pelo Ministério da Educação brasileiro em São Paulo, em 1989, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os desafios e as alternativas educacionais em Alfabetização do continente. Nesse programa, a Alfabetização foi discutida em três segmentos de debates: Políticas Públicas, com a participação do Ministro da Educação do Brasil, Carlos Sant'Anna, e dos representantes dos Ministérios da Educação do Peru, Armando Ruiz Fuesta; da Argentina, Nélida Boígorria; e de Cuba, Hermes Cavallero Correra. Alfabetização/Escolarização, com a participação de German Rama, diretor da CEPAL/Uruguai; Magda Becker Soares, professora da UFMG/Brasil; Jairo Nino, presidente da Comissão de Educação da Colômbia; e Emilia Ferreiro - IPN/México. Alfabetização, Educação de Adultos e Trabalho, com a participação de Paulo Freire, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; Rosa Maria Torres, diretora pedagógica/Equador; Luiz Benevides - CREFAL/México; e Marcela Gajardo - FLACSO/Chile.

Título: Computador muda práticas de leitura e escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Fonte: Acesso: revista de educação e informática - n. 15, p. 23-25
Local: São Paulo
Data: dez. 2001

Título: Uma reflexão sobre a língua oral e a aprendizagem da língua escrita
Autor: FERREIRO, Emília
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.7, n. 29, p. 8-12
Local: Porto Alegre
Data: fev/abr. 2004


Fernando de AzevedoTítulo: A educação pública em São Paulo: problemas e discussões
Autor : AZEVEDO, Fernando
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1937

Título: 
Velha e nova política: aspectos e figuras da educação nacional
Autor : AZEVEDO, Fernando
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1943

Título: Raízes da modernidade: o pensamento de Fernando de Azevedo
Autor: PÔRTO, Gilson Jr. (Org.)
Local: Taguatinga
Editora: Ativa
Data: 2004


Fernando HernandezTítulo: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio
Autor: HERNANDEZ, Fernando
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-366-7

Título: 
Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho
Autor : HERNANDEZ, Fernando
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1998
ISBN: 85-7307-440-X

Título: Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola
Autor : HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Presença Pedagógica - v. 4, n. 20, p. 53-58; v. 4, n. 21, p. 29-37
Local: Belo Horizonte
Data: mar/abr. e maio/jun. 1998

Título: O diálogo como mediador da aprendizagem e da construção do sujeito na sala de aula
Autor: HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 6, n. 22, p. 18-21
Local : Porto Alegre
Data: jul/ago. 2002

Título: O tempo nos projetos de trabalho
Autor HERNANDEZ, Fernando
Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 8 , n. 30, p. 12-15
Local: Porto Alegre
Data: maio/jul. 2004


Henri WallonTítulo: A evolução psicológica da criança
Autor: WALLON, Henri
Local: Lisboa
Editora: Setenta
Data: 1981

Título: As origens do caráter na criança
Autor: WALLON, Henri
Local: São Paulo
Editora: Nova Alexandria
Data: 1995

Título: As origens do pensamento na criança
Autor: WALLON, Henri
Local: São Paulo
Editora: Manole
Data: 1989

Título: Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon
Autor: GALVÃO, Izabel
Fonte: ALVES, Maria Leila (Coord.). Construtivismo em revista
Local: São Paulo
Editora: FDE
Data: 1993
Série: Idéias, 20


Howard GardnerTítulo: A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1994

Título: Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1999
ISBN: 85-7307-307-1

Título: Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas
Autor: GARDNER, Howard
Local: Porto Alegre
Editora: Artes Médicas
Data: 1994


Jean-Jacques RousseauTítulo: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1999
ISBN: 85-336-1030-0

Título: Do contrato social
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: São Paulo
Editora: Abril Cultural
Data: 1983
Série: Os Pensadores

Título: O contrato natural
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques
Local: Rio de Janeiro
Editora: Nova Fronteira
Data: 1991
ISBN: 85-209-0294-4

Título: Rousseau: a educação na infância
Autor: CERIZARA, Ana Beatriz
Local: São Paulo
Editora: Scipione
Data: 2003
ISBN: 85-262-1619-8


Jean PiagetTítulo: Seis estudos de psicologia
Autor: PIAGET, Jean
Local: Rio de Janeiro
Editora: Forense-Universitária
Data: 1993

Título: linguagem e o pensamento da criança
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1986

Título: Sobre a pedagogia : textos inéditos
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Casa do Psicólogo
Data: 1998

Título: construção do real na criança
Autor: PIAGET, Jean
Local: São Paulo
Editora: Ática
Data: 2003
ISBN: 85-08-06125-0

Título: Para onde vai a educação?
Autor: PIAGET, Jean
Local: Rio de Janeiro
Editora: José Olympio
Data: 2000
ISBN: 85-03-00251-5


João PestalozziTítulo: Pestalozzi: educação e ética
Autor: INCONTRI, Dora
Local: São Paulo
Editora: Scipione
Data: 1996
ISBN: 85-262-3096-4


John DeweyTítulo: Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo; uma reexposição
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: 
Experiência e educação
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1979

Título: Vida e educação: a criança e o programa escolar; interesse e esforço
Autor: DEWEY, John
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1965


Lev Semynovich VygotskyTítulo: L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e jogo infantil
Autor: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de
Fonte: MARQUES, Waldemar (Coord.). A pré-escola e a criança hoje
Local: São Paulo
Editora: FDE
Data: 1988
Série: Idéias, 2

Título : Pensamento e linguagem
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich
Local: São Paulo
Editora: Martins Fontes
Data: 1989

Título: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N.
Local: São Paulo
Editora: Ícone
Data: 1991

Título: Psicologia e pedagogia
Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N.
Local: Lisboa
Editora: Estampa
Data: 1991

Título: Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo
Autor: MARTINS, João Carlos
Fonte: TOZZI, Devanil A. (Coord.). Os desafios enfrentados no cotidiano escolar
Local: São Paulo
Editora: FDE
Data: 1997
Série: Idéias, 28


Lourenço FilhoTítulo: Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia
Autor : LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1974

Título: Educação comparada
Autor: LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1964

Título: Organização e administração escolar
Autor: LOURENÇO FILHO, M. B.
Local: São Paulo
Editora: Melhoramentos
Data: 1976


Maria MontessoriTítulo: Pedagogia científica: a descoberta da criança
Autor: MONTESSORI, Maria
Local: São Paulo
Editora: Flamboyant
Data: 1965

Título: Maria Montessori (1870 - 1952)
Autor: CHATEAU, Jean
Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1978

Título: Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo
Autor: MACHADO, Isaltina de Lourdes
Local: São Paulo
Editora: Pioneira
Data: 1986


Ovide Decroly
Título Ovide Decroly (1871 - 1932)
Autor: CHATEAU, Jean
Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas
Local: São Paulo
Editora: Nacional
Data: 1978

Título: El juego educativo: iniciación a la actividad intelectual y motriz
Autor: DECROLY, Ovide
Local: Madrid
Editora: Morata
Data: 1986


Paulo FreireTítulo: Educação como prática da liberdade
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Paz e Terra
Data: 2001
ISBN: 85-219-0109-7

Título: Educação e mudança
Autor: FREIRE, Paulo
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 2001
ISBN: 85-219-0014-7

Título: Pedagogia do oprimido
Autor: FREIRE, Paulo
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 2002
ISBN: 85-219-0005-8

Título: importância do ato de ler : em três artigos que se completam
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Cortez
Data: 1994
ISBN: 85-249-0308-2

Título: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar
Autor: FREIRE, Paulo
Local: São Paulo
Editora: Olho d'água
Data: 1998
ISBN: 85-85428-07-04

Título: Sobre educação: diálogos
Autor: FREIRE, Paulo;GUIMARÃES, Sérgio
Local: Rio de Janeiro
Editora: Paz e Terra
Data: 1986


Philippe PerrenoudTítulo : As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação
Autor: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2002
ISBN: 85-363-0021-3

Título: 10 novas competências para ensinar: convite à viagem
Autor: PERRENOUD, Philippe
Local: Porto Alegre
Editora: Artmed
Data: 2000
ISBN: 85-7307-637-2

Título : Dez novas competências para uma nova profissão
Autor: PERRENOUD, Philippe
Fonte : Pátio: Revista Pedagógica - v. 4, n. 17, p. 8-12
Local: Porto Alegre
Data: maio/jul. 2001


Pierre LevyTítulo: A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência
Autor: LEVY, Pierre
Local: São Paulo
Editora: Editora 34
Data: 2001
ISBN: 85-7326-200-1

Título : Cibercultura
Autor: LEVY, Pierre
Local: São Paulo
Editora: Editora 34
Data: 1999
ISBN: 85-7326-126-9

Título: Roda Viva: Pierre Lévy (vídeo)
Diretor: Marco Antonio Coelho Filho
Local: Brasil
Produtora: Fundação Padre Anchieta
Data: 2001
Resumo: Entrevista realizada com o pensador filósofo Pierre Lévy para o Programa Roda Viva, em 08/01/2001, onde aborda conceitos como organização, produção como chave para a revolução do ensino mundial. Aborda também os temas: realidade virtual, Internet, mundo digital, ciberespaço e TV interativa.