sexta-feira, 30 de julho de 2010

Evolução do ensino: você já imaginou estudar ou ser treinado pelo celular?

 

Algumas empresas estão adotando essa metodologia para capacitar seus profissionais. O Brasil já é o 4º país que mais usa a ferramenta no mundo

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Há 20 anos, poderia parecer loucura pensar no sucesso da educação à distância. No entanto, hoje, essa é uma realidade vivida tanto por estudantes universitários e de pós-graduação, como por profissionais que participam de treinamentos corporativos através dessa modalidade.

Isso foi permitido pelo avanço tecnológico e pela implantação de novos formatos na transmissão da informação ao aluno. Só que, nessa constante inovação, surge um novo método de aprendizado, na qual, o ensino migra para o aparelho celular.

Hoje, já existem no mercado empresas especializadas em treinamentos a distância que adaptam ferramentas de ensino para serem acessadas por meio desses aparelhos.

Uma das empresas que visualizou esse campo promissor e adaptou a solução modular Moodle para projetos de educação corporativa e acadêmica foi a empresa Digital SK (www.digitalsk.com.br). De acordo com a companhia, existe um procura crescente, principalmente, de empresas brasileiras para utilizar esse tipo plataforma no treinamento. "Essa é uma ótima opção para otimização dos negócios, já que reduz custos ao reduzir tempo e deslocamentos de pessoas para treinamentos. Hoje, o Brasil já é o 4º país que mais usa a ferramenta em todo o planeta", informa a empresa.

Público atual e funcionamento


O ensino Moodle Mobile é utilizado pelo público que precisa se locomover com frequência, como representantes de vendas, técnicos de serviços autorizados, entre outros, além de profissionais que não têm acesso a computadores em função de espaço físico.

Essa ferramenta já está se tornando realidade para muitas empresas do ramo varejista e farmacêutico, que precisam treinar seus colaboradores em um reduzido espaço de tempo entre os lançamentos, sem prejudicar o dia-dia de cada funcionário.

A versão mobile possibilita o acesso a todos os recursos do treinamento feito pela internet tradicional e também está disponível no iPhone. Ou seja, um mesmo treinamento pode ser acessado via desktop ou internet móvel. Ao acessar tanto um quanto o outro ambiente, o aluno não perde nenhum recurso disponível no curso, como textos, visualização de perfis, fóruns e debates.

Com esta nova forma de acesso ao ambiente de ensino, acompanhando as tendências tecnológicas, se ampliam as opções de treinamento para o mercado corporativo e acadêmico no país. Agora, é esperar para ver se esse ensino via celular se firmará e se tornará complemento na educação brasileira.

Um comentário:

Unknown disse...

O Ensino a Distância é uma realidade, que não há como ser negada. Não se perde em qualidade desde que o aluno tenha condições de avaliar o material e a ementa do curso.Ao contrário do que se pensa o aluno que se propõe ao EaD tem que ter disciplina para o estudo, dedicando tempo para tal tarefa.