quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ideb supera metas de 2009

 

Getty Images

Getty Images

A média da nota nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aumentou. Os dados, divulgados nessa quinta-feira, 1º de julho de 2010, revelaram avanços em todos os ciclos da Educação Básica:

-Ensino Fundamental I: Nos anos iniciais a nota subiu 0,8 pontos em comparação ao primeiro resultado em 2005 e foi de 3,8 para 4,6 pontos.

-Ensino Fundamental II: Nos anos finais a nota aumentou de 3,5, em 2005, para 4,0 pontos.

O Ensino Médio teve o menor crescimento, registrou aumento de 0,2 pontos em sua nota. Em 2005 o índice desse ciclo era de 3,4 pontos; em 2006 alcançou 3,6.

Embora os números não sejam altos, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) afirmam que o crescimento está acima da meta. “Atingimos a meta de 2009, superando a de 2011. Ao interpretar esses dados temos de prestar atenção às metas”, disse o ministro da Educação Fernando Haddad. Outro avanço comemorado foi a melhora na taxa de aprovação, que mede o número de alunos aprovados em relação ao número de alunos matriculados.

O ministro Fernando Haddad também destacou a importância de ter estabelecido metas de melhoria que possibilitaram reverter o regresso da qualidade da Educação brasileira. “O fantasma da queda de qualidade que nos assombrou até o começo dos anos 2000 está ficando pra trás. Mas ainda temos um longo caminho pela frente”.

As notas individuais de redes e escolas serão divulgadas na segunda-feira. A partir da publicação em diário oficial as escolas terão um prazo de 30 dias para reportarem eventuais erros no levantamento.

por: Camilo Gomide

Nenhum comentário: