sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Saiba como calcular o índice de massa corporal (IMC)

Saiba como calcular o índice de massa corporal (IMC)

Do Bom Dia Rio

O índice de adultos obesos no país já chega a 13,9%, com um avanço nos últimos quatro anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Um dos levantamento mais recentes também aponta que, de 2006 a 2009, a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 42,7% para 46,6%. O percentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período.

Os dados fazem parte da pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas do Ministério da Saúde, que entrevistou 54 mil adultos em todo o país. Para especialistas, fatores genéticos, sedentarismo e padrões alimentares inadequados estão entre as principais razões para o aumento dessa estatística.

Ainda segundo o levantamento, o problema entre os homens é mais comum a partir dos 35 anos, mas chega a 59,6% na faixa de 55 a 64 anos. Já na população feminina, o índice mais que dobra na faixa etária dos 45 aos 54 anos (52,9%) em relação a à faixa entre 18 e 24 anos (24,9%).

A maioria dos médicos orienta a prática de exercícios e alimentação saudável. No entanto, para quem vive o drama da obesidade ou sobrepeso, seguir as orientações não é tão simples assim. Alguns especialistas acreditam que o maior adversário para emagrecer é o fator psicológico.

Para a psicóloga Maria Thereza Villar, o fator emocional prejudica a forma com que a pessoa obesa enxerga a dieta e a comida. Ela afirma que 80% dos obesos são gordos porque comem sem necessidade e não por fome. Para eles, a ingestão de comida funciona como mecanismo para suprir carências, uma questão emocional.

Índice de massa corporal
O IMC ou Índice de Massa Corporal é um método simples de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico Lambert Adolphe Jacques. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.

IMC = kg / m2
Equação: IMC = kg / m2

Onde kg é o peso do indivíduo e m a sua altura em metros.

Exemplo: a pessoa que pesa 100 quilos e mede 1,60 m de altura tem que dividir 100 por 1,6 X 1,6 = o resultado é 39.

A tabela diz que 39 é obesidade em segundo grau.

Tabela:
Peso normal: abaixo de 18,5-24.9
Sobre peso: entre 25 e 29,9
Obesidade grau I: entre 30 e 34
Obesidade grau II: entre 35 e 39,9
Obesidade grau III: maior ou igual a 40
Em análises clínicas, médicos levam em consideração raça, etnicidade, massa muscular, idade, sexo e outros fatores que podem influenciar a interpretação do índice.

Nenhum comentário: