sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Crianças obesas tem elevado risco de desenvolver hipertensão

De acordo com pesquisa publicada no periódico Ciência & Saúde Coletiva, a hipertensão pode ocorrer em adolescentes obesos com freqüências que vão de 15,8% para os rapazes a 26,4% para as meninas, com destaque para os indivíduos de 13 e 14 anos de idade. O trabalho é da autoria de Joel Saraiva Ferreira, do Instituto de Ensino Superior da Funlec, e Ricardo Dutra Aydos, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e foi disponibilizado na edição de janeiro de 2010 do periódico.
Segundo os autores, para colheita de dados, foi realizado estudo com "129 crianças e adolescentes obesos com idade de 7 a 14 anos de ambos os gêneros, no período de agosto de 2005 a julho de 2006". Os indivíduos estudados foram "pacientes que procuraram atendimento junto ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), localizado na cidade de Campo Grande (MS), onde é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) um programa de tratamento de obesidade infanto-juvenil, o qual atende exclusivamente crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de obesidade e que tenham recebido encaminhamento médico para o atendimento especializado".
Nos resultados do levantamento, os pesquisadores revelam que há um maior número de indivíduos do sexo feminino atingidos pela hipertensão. " Houve prevalência de hipertensão arterial em ambos os gêneros (masculino = 15,8% e feminino = 26,4%)", dizem. Além disso, a "doença também se manifestou com destaque para os indivíduos de 13 e 14 anos (52,4%), os quais diferiram estatisticamente dos demais grupos etários", concluem eles.
Segundo Joel e Ricardo, "é necessário que estratégias de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares e, particularmente, da hipertensão arterial, também sejam direcionadas para a população infanto-juvenil. Para isso, o próprio diagnóstico de casos de obesidade em crianças e adolescentes já poderá apontar um grupo de indivíduos potencialmente aptos a serem acompanhados, visando à diminuição do índice de massa corporal e do percentual de gordura corporal".
Fonte: Saúde em Movimento/ Notisa

Publicado em: 29/08/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de uma sala uma boa opção para ter um Suporte Nutricional um creme de Cenoura e Mandioquinha também é muito bom!