sábado, 18 de setembro de 2010

Caligrafia não é uma herança dos pais


Ela pode ser alterada se a pessoa sofre uma experiência traumática



A letra também pode ser alterada se a pessoas forem incentivadas a fazer caligrafia
A letra também pode ser alterada se a pessoas forem incentivadas a fazer caligrafia
Escrever com letra de mão, ou cursiva, não importa, mas a caligrafia revela muito a personalidade de cada um. Quem toma cuidado com a maneira de escrever, por exemplo, se vai ficar legível e bonita é tipicamente uma pessoa organizada. Mas se a letra é muito parecida com a dos pais, se engana quem pensa que pode ser uma herança genética.
Quando a letra é igual aos ascendentes isso quer dizer que a criança a desenvolveu por meio de uma mistura de dons naturais e aprendizado. Isso porque vários fatos determinam o estilo e a caligrafia. “Semelhanças na escrita entre membros de uma família apenas existem quando um imita a letra de outro”, explica Richard Fraser, analista de escrita.
“Caligrafia é moldada por experiências pessoais, o caráter de cada um e como cada pessoa foi ensinada a escrever”, explica Fraser. Só que existem pontos que determinam as mudanças das letras com o passar dos anos.
Segundo ele, experiências traumáticas vivenciada são uma delas. O que também pode mudar a maneira de se escrever é a anatomia, já que aprendemos a técnica de segurar o lápis na escola, e quando estamos na faculdade a estrutura dos ossos das mãos não são mais os mesmos. “Coordenação entre olhos e mão, memória muscular e habilidade mental influenciam a escrita também. Quando essas características físicas e mentais mudam, a letra pode mudar junto”, completa Fraser.
Thais Elena Carvalho, tutora do Portal Educação, explica que a escrita de uma pessoa reflete sua personalidade e traz consigo características próprias e únicas. “Mas vale o lembrete de que a caligrafia pode ser melhorada, principalmente para as crianças que têm preguiça de escrever”. 

Nenhum comentário: