terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escola municipal terá rede social exclusiva

Uma boa iniciativa que esperamos seja partilhada por outras Prefeituras!

 

As escolas municipais de São Paulo terão até o final deste semestre uma rede social, aos moldes do Facebook, para interligar alunos, pais de estudantes e professores.

Na rede, os alunos poderão criar seus próprios avatares (personagens) e terão à disposição exercícios de português e matemática, complementares ao conteúdo visto em sala de aula.

Também poderão comentar sobre as atividades e compartilhar dúvidas.

O site faz parte de um projeto que custará R$ 54,2 milhões e incluirá a entrega de equipamentos de informática e a implementação de uma rede wireless em todas as 551 escolas da rede.

Cada unidade terá tablets à disposição dos professores de português e matemática e netbooks que serão usados pelos estudantes em sala.

O projeto será implementado a partir de março, quando os professores começam a ser capacitados, afirma a Secretaria Municipal da Educação. Ele será voltado, inicialmente, para estudantes do 4º, 5º e 6º ano (entre 9 e 11 anos).

Por meio de uma senha individual, cada aluno poderá acessar o site de relacionamento e executar, com a supervisão do professor, as atividades. Cada acerto no exercício vale um ponto virtual, que pode ser usado para customizar (com acessórios) o personagem do estudante.

“Estamos trabalhando com uma linguagem que hoje, para eles, é muito própria. Qualquer aluno opera em computador. Isso ajuda a tornar a aula mais atrativa”, afirma o secretário da Educação, Alexandre Schneider.

A proposta, no entanto, é criticada pelo professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação da USP, Valdemar Setzer. Para ele, o uso de computadores em sala não é o meio mais adequado de estimular o desenvolvimento dos alunos.

“O computador padroniza as atividades e cada aluno tem uma necessidade diferente. Além disso, é preciso desenvolver com esses estudantes a capacidade de concentração e a internet é dispersiva. Os pequenos têm que ser incentivados a gostar de livro”, afirma.

Publicado em: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/02/07/escola-municipal-tera-rede-social-exclusiva/

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Aplicações práticas do Twitter no campo educacional

 

 

download (2)

O blog Canal do Ensino publicou uma postagem sob o título “Uso  do twitter no mundo acadêmico” que trata sobre a utilidade das redes sociais por professores e o bom resultado obtido no campo da educação , como a formação de grupos de trabalho, a análise e avaliaçãode diferentes grupos de alunos.

Destaco algumas utilidades do twitter para uso dos professores com seus alunos:

 

Anúncios: Twitter é bom para comunicar qualquer alteração de horário, conteúdos, classes e, em geral, qualquer informação relevante para os alunos.

Informações adicionais: entrega de artigos relevantes e conteúdo para os alunos através dos 140 caracteres é sem dúvida um dos pontos fortes das redes sociais na educação.

Links: promove a informação complementar

Ótimo para a história: a escolha de um tema e seu complemento, através de vários tweets com que os alunos vão montando suas pesquisas, podem render ótimos resultados na educação dos alunos.

Diálogos, debates e discussões sobre o tema:  têm tido grandes resultados para a formação do estudante.
Além disso, e para concluir, há uma tendência clara para otimizar o processo educativo que ocorre através da interação dos alunos com seus pares, uma interação que transcende as barreiras e os modelos de ensino atuais.

Visitem  sigam http://canaldoensino.com.br e leiam mais postagens interessantes sobre educação.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sugestão de Apresentação para ilustrar aulas de Educação Física

Compartilho com os meus visitantes, uma apresentação que fiz para complementar as aulas de Atletismo na disciplina de Educação Física.Muitas vezes não temos o espaço adequado para a prática das aulas, mas nem por isto devemos deixar nossos alunos sem o conhecimento.Espero que seja útil e que compartilhem com seus pares.